Se tem uma coisa que promoveu as vendas online foi a pandemia.
No entanto, o Brasil se destacou com louvor nesse período de crise. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo CupomValido, que informa a liderança do nosso país no ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022.
É claro que esse crescimento continua e até o ano de 2025, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano.De acordo com a pesquisa, existe uma expectativa que o Brasil cresça quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), e acima até de países como o Japão (14,7%), os Estados Unidos (14,55%) e a França (11,68%).
Mas, qual o motivo do e-commerce crescer tanto no Brasil?
A pesquisadora informa que isso aconteceu por conta de dois fatores cruciais que influenciaram o forte crescimento das vendas online no Brasil.
A pandemia é um desses fatores, já que muitos brasileiros passaram comprar online por conta do fica em casa.
As compras online melhoraram muito e se tornou uma tarefa fácil nos dias de hoje! Sem contar com as novas modalidades de pagamento como o Pix por exemplo e por conta das entregas rápidas (diversas lojas com entregas em 1 dia útil). Por conta dessa facilidade, muitos consumidores passaram a comprar com frequência.
Já o segundo fator seria o índice de penetração de compras online, ainda relativamente baixo no Brasil.
De acordo com a pesquisa, cerca de 84% das pessoas realizaram pelo menos uma compra nos últimos 12 meses no Reino Unido. Nos Estados Unidos e no Japão, a taxa foi de 77% em ambos os países. Na Alemanha, a taxa foi de 74%.
Enfim, como boa parte da população destes países desenvolvidos já realiza frequentemente compras online, a taxa de crescimento em potencial tende a ser menor nos próximos anos.
Por outro lado, no Brasil apenas 49% da população realizou ao menos uma compra online no último ano. Isto explica o potencial significativo de crescimento que o Brasil ainda possui quando comparado a outros países.
Fonte: Ecommerce Brasil